Uso de metodologias ágeis no meio jurídico

Muito comum em consultorias, startups e gestão de projetos, as metodologias ágeis têm muito a contribuir também para os departamentos jurídicos. Dentre os benefícios possíveis, estão o aumento da produtividade, o alcance de metas e a celeridade no atendimento de demandas internas e externas. Mas como esses métodos podem ser aplicados ao Direito?

Na metodologia Scrum, por exemplo, os chamados sprints - ciclos de desenvolvimento, normalmente de até 30 dias, em que as equipes elencam tarefas a serem cumpridas com feedbacks constantes - podem ser realizados de forma que cada membro possa definir e acompanhar as atividades realizadas e pendentes, suas e dos demais, evitando o retrabalho, compartilhando conhecimentos e indicando pontos de melhoria.

Com a Agile, pensada para acelerar as entregas por meio do fracionamento de uma meta ou projeto em tarefas menores, os times também podem trocar informações internamente e entre as diversas áreas, de modo a traçar melhores estratégias e prevenir possíveis impactos em outros setores da organização. O Kanban, por sua vez, auxilia no acompanhamento do andamento da produção de atividades dentro de um determinado projeto, por meio de um sistema visual que busca gerenciar o trabalho conforme ele se move pelo processo. Esse método permite uma divisão de responsabilidades mais clara, reduzindo as chances de sobrecarga e inatividade das pessoas.

As áreas jurídicas são cada vez mais estratégicas para as empresas, e a adoção de metodologias ágeis apenas reforça esse caráter ao gerar melhores entregas e resultados. Por esses e outros benefícios, os profissionais do segmento devem se abrir, conhecer e buscar se atualizar sobre métodos inovadores, cada vez mais difundidos e necessários no meio corporativo.

InPact InPactmetodologiasageis