Os estágios da maturidade do jurídico

A área jurídica está passando por um momento de intensas transformações, com a incorporação de soluções tecnológicas e inovadoras e a revisão de métodos de gestão. O objetivo é alcançar a excelência operacional do departamento, com controle de custos preciso e um modelo de governança jurídica focado em eficiência. Essa travessia passa por diferentes estágios de maturidade, e quanto mais próximo do nível mais avançado, mais valor a área entregará à organização como um todo.

No primeiro patamar, não há governança estabelecida, estruturação de dados nem indicadores, apenas processos tácitos acordados entre as áreas e controle simples, por planilhas. Essa evolução ocorre com o desenvolvimento de rituais padronizados, coleta e análise de dados estruturados e confiáveis, formalização de processos com SLAs (Acordo de Nível de Serviço), melhoria contínua, ERP (sistema integrado de gestão empresarial) implementado na área jurídica e uma gestão pautada por indicadores e métricas baseadas em múltiplas fontes de dados.

Mas como alcançar esse estágio de excelência? Um processo de consultoria de eficiência operacional de um departamento jurídico, com a implementação do Legal Ops (Legal Operations), permite o desenvolvimento de um jurídico de alta performance. O processo inclui uma revisão da gestão do departamento, a criação de indicadores e dashborads, a construção de uma base de conhecimentos com uma visão de auditoria e a inclusão de tecnologias e processos.

InPact InPact