Como reduzir os custos jurídicos dos M&As

As operações de fusão e aquisição (M&As) vêm se multiplicando no Brasil, alcançando números recordes, ano após ano, em ocorrências e valores envolvidos. No entanto, as empresas envolvidas nessas transações podem ter passivos jurídicos que, se não geridos de forma estratégica, arriscam elevar os custos da operação e da condução das ações.

Nessas ocasiões, é necessário fazer uma análise de uma extensa base de processos e seus inúmeros dados, de modo a ter uma visão macro do conjunto. No entanto, diante do pouco tempo disponível para a execução, muitas vezes o trabalho acaba se dando com base em amostragens pouco assertivas, podendo comprometer a exatidão das informações.

Por isso, a contratação de um serviço de data due diligence e gestão externa do contencioso pode ser de grande valia. Com tecnologia de automação, é possível analisar todos os processos e identificar aqueles que representam um risco para a empresa adquirente ou podem afetar as condições do negócio. Assim, obtém-se um resultado imparcial da valoração e da quantificação do passivo da empresa objeto do M&A.

InPact InPact